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Qual a diferença entre ®, © e ™?

  • Foto do escritor: Aryane
    Aryane
  • 11 de out.
  • 2 min de leitura

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Sabemos que é muito comum vermos esses símbolos por aí, e muitas vezes nos perguntamos para que eles servem, por que e quando usar. Então, para esclarecer essas dúvidas, resolvemos fazer este artigo explicando o que cada um deles significa e para que cada um é utilizado.

Vamos começar com o mais conhecido:


® – Marca Registrada

Usado no Brasil para sinalizar que uma marca passou pelo processo de registro no INPI, esse é o símbolo de marca registrada.  

Ele é composto pela letra R maiúscula dentro de um círculo.  

Demonstra qualidade e confiança aos consumidores, além de proibir que a marca seja usada indevidamente por outras pessoas e empresas.  

Só pode ser usado após o registro aprovado pelo INPI.


™ – Marca Não Registrada (Trademark)

Esse símbolo é utilizado para indicar que um nome, logotipo ou slogan está sendo usado como marca, mesmo que ainda não tenha sido oficialmente registrado.  

É uma forma de avisar ao público e ao mercado que aquela identidade está sendo reivindicada como propriedade da empresa ou pessoa.  

Embora não ofereça a mesma proteção legal que o ®, pode ser útil em disputas futuras.  

É comum em materiais promocionais, embalagens e sites, especialmente durante o processo de registro.


© – Direitos Autorais (Copyright)

Essa representação demonstra a proteção por direitos autorais.  

Composto pela letra C maiúscula dentro de um círculo, é usado em obras literárias, produções musicais e intelectuais, onde somente a pessoa autora detém os direitos exclusivos sobre o conteúdo original.  

Proíbe a reprodução e a circulação da obra sem autorização.  

Com o símbolo de copyright, qualquer obra está protegida por lei.


Existem ainda outros símbolos que você pode encontrar:


℠ – Marca de Serviço (Service Mark)

Semelhante ao ™, mas usado especificamente para serviços e não produtos.  

Muito comum nos Estados Unidos, onde empresas que oferecem serviços, como consultorias, academias ou plataformas digitais, usam ℠ para indicar que estão protegendo aquela identidade comercial.  

No Brasil, seu uso é raro, mas pode aparecer em materiais internacionais.


℗ – Direitos sobre Gravações Sonoras (Phonogram Copyright)

Esse símbolo protege a gravação de uma obra musical, diferente do © que protege a composição (letra e melodia).  

Composto pela letra P maiúscula dentro de um círculo, é usado pela indústria fonográfica para garantir os direitos sobre álbuns, singles e faixas musicais.  

Garante que a reprodução da gravação depende de autorização do detentor dos direitos.


Depois de saber sobre tudo isso, você ainda vai deixar a sua marca sem registro?  

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